OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS.

OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS.

A pratica de atividade física tem promovido melhoras na saúde de seus praticantes, a mesma quando orientada por Profissional de Educação Física tende a ser mais benéfica,pois o profissional está amparado por um embasamento teórico e vivência na pratica.

Bem orientado, um programa de treinamento muscular adequado traz grandes benefícios para o idoso. A atividade física regular na terceira idade proporciona múltiplos efeitos benéficos a nível antropométrico, neuromuscular, metabólico e psicológico, o que além de servir na prevenção e tratamento das doenças próprias desta idade (Hipertensão arterial, enfermidade coronariana, osteoporose, etc.), melhora significativamente a qualidade de vida do indivíduo e sua independência.(Matsudo, 1992)

 

São inúmeros os benefícios que a prática de exercícios físicos pode proporcionar. A sua prática regular pode atuar efetivamente na restauração da saúde física, redução de peso e conseqüentemente na prevenção e tratamento da obesidade. Durante a atividade física ocorre uma potencialização do gasto energético, o que mantém o metabolismo aumentado por um longo período após sua execução. Também está associado com a melhora na sensibilidade a insulina e função endotelial (De Carvalho; Colaço e Fortes, 2006; Paoli et al., 2009). Em relação ao estado psíquico, exercitar-se é importante na prevenção e tratamento de distúrbios psicológicos, bem como na promoção da saúde mental, através da melhoria do humor e do autoconceito, maior estabilidade emocional e autocontrole, controle do estresse, melhoria da função intelectual, redução da ansiedade e depressão. Da mesma maneira, inúmeras investigações demonstram benefícios psicológicos logo após as sessões de exercício, fenômeno comumente denominado de “euforia do exercício” ou “sentir-se bem”. Foi sugerido que a oportunidade de contato e a interação com outras pessoas no ambiente do exercício também estaria relacionada às mudanças positivas no humor. Dependendo do indivíduo, do exercício e do ambiente, diferentes fatores em graus variáveis podem contribuir para melhorar o estado de humor das pessoas que se exercitam (Werneck; Filho e Ribeiro, 2005).

Hoje com o fácil acesso a informação a população tem se interessado mais pela pratica de atividade física, a grande maioria procura praticar sem um devido acompanhamento correndo grandes riscos para sua saúde, a realização de alguns exercícios contra indicados para certo tipo de patologia poderá agravar a mesma ao invés de melhora la, pois muitos não sabem que possuem tais patologias, seja elas doenças coronarianas, lesões articulares, desvios de coluna entre outras. O ideal é que todo praticante de atividade física seja ela uma sessão de musculação, uma caminhada, ciclismo, o futebol de final de semana, procure e busque orientações com seus médicos para saber o atual estado de saúde que se encontra e posteriormente um Profissional de Educação Física para orienta-lo qual a melhor atividade a ser praticada.

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